/* */ Cor Sem Fim: 28 COM A JU || Working on Something

28 COM A JU || Working on Something


A verdade é que às vezes não vos trago tantas coisas como gostaria. Não é por falta de ideias, mas às vezes é por falta de tempo (ou organização deste!). Ou então por falta de saber por onde começar. Eu tenho uma lista de coisas para vos trazer (e tenho imensas, acreditem) e, por vezes, até se torna difícil decidir o que escolher.

A criação de um post, para mim, tem várias fases:

- A IDEIA -

Muitos bloggers/escritores/youtubers/criadores de conteúdo têm falhas de criatividade. Há quem se sinta de cabeça seca, sem ideias, desmotivado, com falta de ideias. E quando algo surge, há que aproveitar. Felizmente não tenho lidado com esse problema muito frequentemente e até tenho, como vos disse, uma lista de assuntos que quero falar. Esta é uma coisa que ajuda muito para que as ideias não se percam. No entanto, um post leva tempo de preparação: não é só escrever e pôr a fotografia. A ideia é só uma primeira fase.

- A ESTRUTURAÇÃO/GUIÃO -

Depois da ideia tida, convém orientar o que é preciso fazer. É um diy e precisa de um passo a passo? É preciso pesquisa para falar do assunto? É um post com muitas fotografias? Que tipo de fotografias? Que recursos são precisos? Depois de tudo e todas as condições reunidas para a realização do post, é pôr mãos à obra!

- O TEXTO -

Começo sempre por escrever o texto (apesar de ter sempre as imagens em mente e chegam a ser estas a despoletar o que escrever... como no caso deste post). E até para isto tenho um processo! Vou escrevendo tudo direitinho depois de ter as coisas rascunhadas ou escritas por tópicos. Só a seguir de tudo escrito é que o formato: dou os estilos (negritos, itálicos), adiciono os links e passo à etapa seguinte.

- AS FOTOGRAFIAS -

Esta parte pode ser a dor de cabeça de muita gente. No entanto, para mim não é muito complicado! Com raras excepções, como foi o caso do post do SUPERBOWL, eu uso sempre fotografias tiradas por mim ou capas que fiz. As fotos que vêem por aqui vêm da minha máquina, têm a minha assinatura e a minha edição. Os tipos de letra que uso são descarregados da internet e são quase sempre os mesmos. Gosto de ter alguma consistência nesse aspecto e acho que é importante ter uma boa fotografia para enriquecer um post.

- A DIVULGAÇÃO -

Por último, mas não menos importante, vem a parte que para mim se torna a mais complicada: divulgar e fazer chegar às outras pessoas aquilo que escrevi com tanto amor e carinho. Tudo bem que eu escrevo por gostar de escrever, mas todos nós que temos um blog (especialmente se este está público) gostamos de ter feedback sobre o que estamos a fazer.

***
Esta é o meu processo no que toca a escrever posts. Claro que há muito trabalho por trás disto. Por exemplo, este post surgiu com a imagem de capa. Tinha esta imagem gravada na cabeça de que vos falaria sobre estar a trabalhar em alguma coisa e, de momento, estou a trabalhar em posts!

Depois disto tudo feito, é só (re)começar (faz-vos lembrar o post do ACMA do mês passado?). Mas desenganem-se se pensam que isto é rotineiro. Nada disso! Cada post traz uma surpresa nova para mim.

...e espero que para vocês também.

9 comentários:

  1. Gosto muito do facto de teres escrito sobre o processo! É mesmo isso. Beijinho

    thebrunetettofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. O processo é exatamente esse! Adorei!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler a partilha do teu processo de escrita e divulgação. Ainda tenho umas coisas para aprender que são úteis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos coisas para aprender! E todos temos um processo :)

      Eliminar
    2. E todos aprendemos uns com os outros. É o mais valioso :)

      Eliminar
  4. Gostei muito do post, os meus passos são bastante idênticos! Segui o blog eheh

    http://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado :D
    Sim, dependendo da temática, acabamos por ter utensílios diferentes no dia a dia de trabalho no blog :D

    Este post está muito bem explícito, sem dúvida... E vem provar que ser blogger não é somente "chapa 4" até à publicação :D

    NEW OUTFIT POST | Life Lessons That I Learned.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Gostei do post! São todas etapas importantes para nós, criadoras de conteúdo, e confesso que deixo escapar algumas dessas etapas, ou nâo lhes dou tanta atenção!

    O teu post ajudou-me a ver que devo mesmo melhorar em alguns aspectos..
    Adorei muito mesmo!

    Beijinhos Where I Belong

    ResponderEliminar