/* */ Cor Sem Fim: MOODBOARD & COLOR SCHEME || Azul de Inverno

MOODBOARD & COLOR SCHEME || Azul de Inverno


Uma das minhas cores favoritas é o azul.

É verdade, eu disse que trazia mais que um moodboard & color scheme e aqui estou eu! Pretendo trazer pelo menos um por mês, acompanhado de algo mais teórico, claro.

O azul é uma cor fria e uma cor primária. Encontra-se entre o verde e o lilás (estas são as suas cores análogas) e é a cor oposta ao laranja.

A paleta de cores que vos apresento aqui é monocromática (ou quase). Que quer isto dizer? Que é uma paleta feita com base numa só cor e em que se mexe apenas na saturação, na luminosidade e no valor, mas nunca na matiz. É das combinações que dá sempre certo quando queremos criar uma paleta (se quiserem saber mais sobre o assunto, podem sempre inscrever-se no curso "A Cor É Importante!" ). 

Como disse no post anterior, tanto pode ser formal como informal e tem um efeito calmante e expansivo. Representa o céu e o mar, elementos quase infinitos e que simbolizam algo mais agradável. É uma cor versátil e vou-vos dar dois exemplos distintos:


1 - Saúde


MOODBOARD & COLOR SCHEME || Azul de Inverno

O azul (e o verde) são cores muito comuns em hospitais e dentistas, em casas de banho e cozinhas e em produtos de limpeza e higiene. Além de higiene, limpeza e saúde, transmite calma e tranquilidade, daí ser usada nestes locais. É uma cor que não choca muito os olhos, como por exemplo um vermelho ou um laranja faria num destes espaços. Normalmente, são os tons mais claros que são utilizados nestas situações.


2 - Advocacia


MOODBOARD & COLOR SCHEME || Azul de Inverno

O azul mais escuro é tido como uma cor mais formal que inspira confiança, lealdade e fidelidade. É usado para representar advogados, contabilistas ou bancos e podem vê-lo não só em logótipos destas áreas mas também nas roupas usadas pelos representantes destas firmas.

Além destes dois usos distintos, o azul também é utilizado para representar tecnologia e muitas redes sociais apostaram nesta cor (veja-se o caso do Facebook, Tumblr, Twitter, Skype) precisamente por transmitirem confiança e credibilidade.

Porque é que escolhi o azul? Porque acho que estamos no Inverno e é a cor adequada. Além disso, é uma das três primárias e, para mim, talvez seja a mais presente na Natureza e no nosso dia-a-dia.

Qual o vosso tom de azul favorito? Sabiam destes factos?

2 comentários:

  1. Anónimo6.1.18

    Adoro o azul mas neste caso gostei do facto de mencionares advocacia! Beijinho grande <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  2. Blog muito interessante, adoro vestir os tons de azul, obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar