1 - Carro e Autocaravana
Ao ir de carro podemos levar mais coisas do que indo de qualquer outro meio de transporte (porque as coisas vão estar connosco e é o carro que as carregará). Dizendo carros, incluo também as Caravanas e Autocaravanas. Claro que isto é uma vantagem, mas não quer dizer que não haja nenhum problema ou questões a ter em conta ao escolhermos fazer uma viagem assim.
Ao escolher este meio de transporte temos de incluir no orçamento o preço do combustível e das portagens (a sério, isto é MUITO importante). Além disso, devemos ter em atenção onde iremos parar (no caso das autocaravanas é relevante ver onde ficam os parques, se esta fica lá parada ou se vamos andar com ela de um lado para o outro e, se ela ficar parada, como nos vamos deslocar e fazer as nossas visitas), qual o preço no caso do estacionamento ser pago e onde ficam as estações de serviço e oficinas (na eventualidade de acontecer alguma coisa ou ser precisa alguma ajuda - mais vale prevenir do que remediar!). E, como a segurança é o mais importante, não nos podemos esquecer dos seguros e de verificar todas as condições do nosso meio de transporte.
2 - Autocarro e Comboio (e Metro)
Eu já fiz algumas viagens de longo curso de autocarro. Não é um meio nem desconfortável nem confortável porque existem várias condicionantes. Há que ter em atenção que vamos estar com outras pessoas e estaremos dependentes do condutor para parar e para nos levar aos nossos destinos. Mas a responsabilidade não recai só sobre ele! Também cada um dos passageiros deve saber respeitar as regras de segurança e todos os outros que vão no autocarro. Temos a vantagem de não termos de conduzir e, por isso, não temos de pensar como chegar a x, y ou z ou onde estacionar! O mesmo se aplica a comboios. A bagagem que podemos levar também é mais reduzida e temos horários a cumprir.
Outra forma de usar estes dois transportes é para deslocações mais curtas (como por exemplo dentro da cidade que estamos a visitar). Na minha visita a Barcelona, dentro da cidade, andei sempre de metro, uma vez de comboio e uma de autocarro. Aconselho-vos a ver se existem passes (como caso do BCN Card do qual falarei brevemente) para que não tenham de comprar bilhetes soltos que poderão ser mais caros.
3 - Avião e Barco
Confesso que não sou a melhor pessoa para falar destes dois meios uma vez que nunca fiz nenhuma viagem longa de barco e apenas uma (duas - ida e volta) de avião. Apenas vos posso dizer para explorarem bem as companhias com antecedência e a verificarem todas as condições (por exemplo, que tipo de bagagem e quantas malas podem levar).
4 - De Bicicleta e a Pé
Aqui já não me refiro tanto a viagens de longo curso (se bem que há quem as possa fazer...), mas sim localmente. Dentro das cidades, para mim, estas são as duas melhores maneiras de passear. Podemos ver muito mais sítios e visitar mais espaços pois não estamos limitados ao rectângulo que é uma janela, e podemos perder-nos. Sim, perdermo-nos, fazer desvios, alterar a rota que tínhamos planeado antes. Assim descobriremos mais cantos e recantos que, enquanto meros turistas que apanham o autocarro turístico e visitam apenas os monumentos, perderíamos.
Quando fui a Évora andei sem destino e reparei em vários graffitis; quando fui a Barcelona descobri imensas praças, pracetas e jardins diferentes, recheados de estátuas, por exemplo. Mas temos de ter em conta que vamos ter de carregar com o que levarmos... e vamos ter de voltar para trás de alguma maneira (e provavelmente será à a mesma a pé ou de bicicleta).
5 - As misturas
Além destes meios de transporte, existem outras opções de deslocação. A vossa viagem não tem de ser toda feita de comboio ou de avião e podem misturar as possibilidades todas que quiserem! De intrarails a interrails, passando por cruzeiros e viajar à boleia, existe um mundo para descobrir de várias maneiras.
Qual o vosso meio de transporte preferido?
Eu normalmente viajo sempre de carro, e enchemos sempre com montes de coisas, que quase nem sequer lá cabem (tal como disseste, se fossemos de transportes públicos não poderíamos levar aquilo tudo!). Mas de vez enquando também faço longos percursos de autocarro e comboio (penso que o último, com o lugar certo, é o melhor para descansar!).
ResponderEliminarConcordo imenso quando dizes que temos que ter em atenção tudo e ponderar qual o melhor meio de transporte, até porque enquanto alguns nos beneficiam em algumas coisas, podem ser maus em outros casos. Por exemplo, eu quando andei de avião - também só uma vez, ida e volta - só pude levar uma mala que seria bagagem de mão e mais uma mochila, porque senão teria que ir para o porão e serão mais custos para juntar à viagem, no entanto, tendo em conta a companhia em que fui, tornou-se muito mais barato e foi um meio muito rápido!
Beijinhos :)