/* */ Cor Sem Fim: ACMA || O design pode mudar o mundo!

ACMA || O design pode mudar o mundo!


O tema deste mês do ACMA é Maneiras de Mudar o Mundo.

O mundo está em constante mudança. Acho que com isso todos concordamos. Poderiam dizer que a ciência e a tecnologia mudam tudo, mas eu acho que a arte também.


Sinto que muita gente despreza a arte (ou as artes) e não lhes reconhece o verdadeiro valor que elas têm. Para mim, a arte muda o mundo. Como? Tornando a nossa vida melhor.


Na verdade, a qualidade de vida também é um factor importante. E é aí que entra o design. Basta pensarem no sítio onde estão a ler este post, nas cores que uso no meu blog ou, até, o sítio onde estão sentados. O design espalha-se por todo o lado e a sua missão é mesmo essa: melhorar a nossa qualidade de vida.

O design não é só pôr umas cores bonitas. O design não é só sentido estético. O design também tem ciência por trás e estudo. Muito estudo e muita prática. É aliar arte a utilidade.



Concluindo a minha tese assim muito brevemente, o design, sim, pode mudar o mundo. Imaginem a diferença entre olharem para algo bonito e útil ou olharem para algo feio e útil. Claro que a prioridade é a utilidade, mas se algo for bonito, pode tornar a vossa vida melhor. Vejam, por exemplo, a marca SMEG. Aposto que muitos de vocês adoravam ter algo desta marca. Mas um frigorífico de outra marca qualquer funciona na mesma, certo? No entanto, "os olhos também comem".


O design está directamente relacionado com a forma como nos sentimos e como processamos as coisas. Um bom exemplo disso são as cores e eu já falei disso aqui (e aqui sobre a cor azul e aqui sobre usos importantes da cor. Além disso, tenho um curso só sobre cor aqui. )

Pode parecer estranho que algo como uma chávena diferente de manhã quando bebemos o chá ou uma caixa de bolachas que tem outra cor poder mudar algo no nosso dia. Mas, acreditem em mim, pode. E muda. (E apetecia-me encher este post de fotografias, mas pronto, fica para outra altura)


Qual é a vossa opinião quanto ao design? Acham que este pode mudar o mundo?

5 comentários:

  1. Concordo com as tuas palavras. Por vezes, o design é uma peça fundamental em certos sítios. Vou dar o exemplo de um consultório de um psicólogo. Convém que seja um ambiente calmo, apelativo e que faça a pessoa sentir-se bem, para mais facilmente se abrir com a outra pessoa. Há certos pormenores que podem fazer toda a diferença!

    Adorei o teu ponto de vista, é muito interessante!
    Beijinhos,
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2018/01/alo-dreamers-como-foi-esse-fim-de.html [post novo]

    ResponderEliminar
  2. Acho que sim! Hoje em dia o design é super importante e está em todo o lado desde divisões da casa até mesmo comida!! É algo de que gosto imenso. Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10.2.18

    O design pode mesmo mudar o mundo e concordo com cada palavra que referiste. Ótimo artigo e as fotografias estão magníficas! Beijinhos <3

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que sim!! Adoro ver as casas bem decoradas e bonitas faz-nos sentir muito melhor num determinado espaço...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/ootd-69-polka-dot-and-embroidery.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Não podia concordar mais! Aliás, quando dizes que o design alia a arte à utilidade, juntaria também a emoção a essa equação, porque como dizes, a forma como as coisas nos são apresentadas têm impacto sobre a forma como nos sentimos perante elas e isso é bonito de se ver :)

    Daniela

    ResponderEliminar