/* */ Cor Sem Fim: LGTTU! - Opção 2.1: Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP)

LGTTU! - Opção 2.1: Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP)

Source: Pinterest

Psst... "LGTTU!" quer dizer "Let's Go To The Uni!", ok?

Uma das alternativas a ficarem mais um ano no secundário foi a de tirarem um Curso Técnico Superior Profissional.


OPÇÃO 2.1: Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP)

Esta é uma das alternativas para aqueles que deixaram o 12º ano incompleto (mas que tenham o 10º e o 11º completos!) e que queiram já integrar parte da vida académica. Estes cursos têm a duração de dois anos (quatro semestres lectivos) e dão-te equivalência a algumas disciplinas nalgumas licenciaturas, especialmente se forem os dois cursos na mesma escola!

Estes cursos são leccionados em escolas superiores e têm também direito a um estágio (coisa que, por exemplo, certas licenciaturas não têm e vos irá dar um maior conhecimento do mundo do trabalho). Não são só os que têm o 12º ano incompleto que podem considerar esta opção! Se tu tiveres o 12º ano completo (assim como 10º e o 11º) também podes candidatar-te a um curso destes. Confere-te um nível 5 (Quadro Nacional de Qualificações). Após analisares e escolheres o CTeSP a que te pretendes candidatar, deves contactar a escola em questão, pois é assim que são feitas as candidaturas para este tipo de curso.

ATENÇÃO!: Não há CTeSP's em todo o lado! Mas há, certamente, para todos os gostos. Basta consultares a página da DGES e clicares em "Acesso ao Ensino Superior" e explorares!

DICA1: Escolhe algo de que gostes mesmo! 
DICA2: A escola onde ando tem alguns CTeSP's a que se podem candidatar. Mais informação aqui

Sites que podem ajudar: Inspiring Future e DGES

Deixo-vos também um vídeo que vos espero que vos ajude também! (para o caso de não vos apetecer ler isto)


Até à próxima, fiquem por aí!

P.S. Qualquer dúvida, questão ou informação adicional que tenham, basta deixarem um comentário cá em baixo e eu farei os possíveis para responder a todas as vossas dúvidas! Não hesitem em contactar-me!

Basta clicarem aqui para serem redireccionados para uma página onde podem encontrar todas as publicações desta rubrica. Ou então cliquem nas etiquetas cá em baixo que vão ter a um sítio parecido!

Sem comentários:

Enviar um comentário