/* */ Cor Sem Fim: 2 LADOS, 12 MESES || Gostos e Desgostos

2 LADOS, 12 MESES || Gostos e Desgostos


Ao segundo mês era de esperar que o P1P1 já tivesse desistido da colaboração.

Mas nem ele nem eu desistimos. Continuamos aqui. E a nossa colaboração também. O tema para Fevereiro é bem claro: dado que é o mês do Dia dos Namorados e do Carnaval, o desafio é falarmos de coisas que gostamos e coisas que não gostamos.  

Este era para ser um post completamente diferente, mas, depois de várias coisas que me passaram pela cabeça, achei por bem que o tópico mais adequado para este tema seria a blogosfera. Tentei não me alongar muito e ficaram tópicos para falar numa próxima vez, but here we go.

*aviso* O conteúdo deste post é meramente opinativo. Quer isto dizer que é apenas a minha opinião e não um facto. Além disso, posso muitas vezes referir-me a "as bloggers" porque conheço mais bloggers femininas que masculinas.

Já fiz um guest post sobre este assunto e gosto de ser cuidadosa com as palavras (porque também não quero ser mal interpretada).

Em quase 4 anos de blogosfera já assisti a boas e más demonstrações de pessoas na blogosfera (e lixo, como o P1P1 costuma dizer). E isso faz parte do que gosto e dos "desgostos" que já apanhei.


Os copistas com falta de imaginalidade



Já colaborei com várias bloggers e youtubers. Aliás, muitas delas motivaram-me e influenciaram-me por gostar tanto do seu estilo. Não copio e quando faço algo com referência a elas, digo. Mas há gente que não o faz. Há gente que parece que vive na altura dos copistas (que, para quem não sabe, eram os que copiavam os livros). Gente sem imaginalidade (créditos ao meu irmão pela palavra) nenhuma. A sério, qual é a necessidade de escreverem o que já está e já foi escrito? Não vale de nada. Se gostam de algo, inspirem-se. Criem algo novo. Existem mil maneiras de fazer uma wishlist. Criem a maneira mil e uma.

As ovelhas do rebanho da igualdade



Esta é uma das coisas que acho que falta a muitos blogs: falta de identidade. Gente que muda o seu rumo para ter as ditas visualizações. Blogs que começam por querer falar de cultura, de livros, de cinema, de filmes, de séries, de coisas com sumo e acabam a vender-se a seguidores, a visualizações, a comentários que enchem o ego. Comentários que ajudem a crescer? No, thanks, só querem aqueles que dizem que estão girxs, que têm razão e que são xs melhores do mundo. Tudo o que seja contra o que elxs dizem, tudo o que seja um comentário construtivo, cai fora.

Idolatrar quem?


Além destas situações, existem bloggers que se acham mais do que aquilo que são. É muito bom ter a auto-estima em alta, mas há que ter limites. E noção. Há que ter noção. Existe um círculo de pseudo-defesa que não se justifica. É como se fossem adeptos cegos: vão atrás dos outros porque ninguém os guia de maneira melhor. Atenção que não estou a dizer que os seguidores estão mal, mas pensem antes de idolatrarem alguém. Às vezes nem essas pessoas se apercebem de que estão a ser idolatradas e não sabem como agir. Depois os seguidores ficam desgostosos - considerem-se avisados.

Estxs bloggers que se acham xs "maiores" são xs mesmxs que acham que os outros só querem sugar o pseudo-poder delxs. Malta, ainda há gente honesta neste mundo que quer fazer coisas simples (tipo uma publicação despreocupada em que um blogger completa x outrx - como esta colaboração) e não estão preocupados com seguidores, com números, com isto e com aquilo.

Humildade é bom, humidade é mau



Gosto de humildade e sinceridade. E é por isso que existe esta colaboração com o P1P1. Por muito que possam falar mal dele e que digam x, y e z, ele sempre foi fiel a ele mesmo. Era giro ele vender-se por uma marca de batom. Tinha a sua piada, não tinha? Isso e uma saia. Mas ele não o fez. Continuou na sua. Não há problema nenhum em precisarmos de ajuda, não há problema em perguntar aquilo ou o outro. Mas aceitem quando estão errados. Aprendam a ser humildes, respeitem os outros.

E se nos ajudássemos todos?



No meio disto tudo, também tenho coisas boas a dizer. Se não isto torna-se um post talvez muito agressivo e digno de ser o P1P1 a escrevê-lo. Existem pessoas dedicadas e a partilhar o sucesso umas das outras e existem pessoas que embarcam nestas aventuras sem quererem nada em troca. Podia fazer uma lista delas, podia referi-las e falar dos seus grandes feitos. Mas não posso falar sobre isto tudo de uma vez.

Uma coisa muito boa que me aconteceu e que eu fiz acontecer foi o ACMA. Trouxe-me pessoas novas, muitas delas boas, que acreditaram sempre no projecto e que lhe dão muito amor - ao projecto e a mim. E há pessoas boas por aí. Pessoas que trocam informações, que colaboram, que participam. Pessoas que estão na blogosfera despretensiosamente (sim, é uma palavra) e têm o chamado "amor à camisola". Entendo que algumas pessoas queiram fazer disto a sua vida - e é um sonho comum hoje em dia - mas é preciso atropelar os outros, maltratar quem vos rodeia e vender a alma ao diabo? Eu acho que não.

Não se esqueçam de passar pelo post do P1P1. Aposto que ele falou de desgostos amorosos ou do seu amor pela Monster Energy. A sério. "Vaiam lá ler". Um dia volto a este tema. 

Qual o maior defeito que encontram na blogosfera?

4 comentários:

  1. A competitividade. Acho que as pessoas tentam muito passar umas por cima das outras para terem mais visualizações e seguidores. É triste.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Hey! Joana! Mas que palhaçada vem a ser esta? Então isto é assim? Faz-se a cena assim? Estás a querer roubar-me a agressividade, o ímpeto e o domínio?

    Que não te passe pela cabeça tal coisa! Eu sou eu e eu vou continuar a ser eu. Por isso não queiras ser eu! PUMPUM há só um: EU!

    E escusas de estar a lamber-me as botas porque isso não funciona! Pode funcionar com outras dondocas, mas comigo não. Vê lá se para o mês que vem consegues escrever um post digno da colaboração. Isto não me está a dar boost nenhum, não tenho mais seguidores, não tenho mais visualizações. Isto é uma palhaçada!

    Ah, e quero a minha P90 e a USP-S de volta porque está a chegar a época de caça à lontra.

    Jokas fofas

    PUMPUM - https://www.pumpum.org

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13.2.18

    Confesso que comecei com um blog de beleza porque gostava, mas comecei a descobrir novos interesses e a mudar.
    Acho que uma das coisas que mais irrita é a rivalidade, a competição. Parece que temos de ser sempre melhores do que os outros mas nunca paramos para ajudar. Por exemplo um assunto tão perguntado nos grupos as parcerias, toda gente quer, mas ninguém ajuda.
    Foi o primeiro post que li da vossa colaboração, e vou ler os restantes para ficar a par :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  4. Como blogger ainda sou bastante recente, mas acompanho a blogosfera há muito tempo e também me apercebo destas coisas...
    Valorizo muito a humildade e sinceridade, assim como as opiniões próprias!

    Beijinhos,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar