/* */ Cor Sem Fim: FOTOGRAFIA || O início de um mês fotográfico

FOTOGRAFIA || O início de um mês fotográfico



De tempos a tempos, o blog (ou a sua dona/criadora/mãe) passa por uma fase de introspecção.

Como sabem, falo de vários temas por aqui e fotografia é um deles. Por isso, achei que seria giro fazer uma saga de posts fotográficos. Este é o primeiro post e com ele vem um site útil e a introdução a este mês fotográfico. Vamos a isto?

1 | A Intro




Março é o mês tecnológico para o ACMA (sim, o projecto continua activo!) e a fotografia foi uma tecnologia que veio a evoluir imenso, verdade? Sabiam até que dá para fotografar com uma simples caixa de papel? 

fo·to·gra·fi·a


(foto- + -grafia)

substantivo feminino

1. Arte ou processo de fixar a imagem de qualquer objecto ou realidade através de sensor digital ou superfície fotossensível (película ou chapa) com o auxílio da luz.
2. Imagem obtida por esse processo. = FOTO
3. Oficina fotográfica.
"fotografia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fotografia [consultado em 07-03-2018].

No entanto, este não é o meu post para o ACMA. Neste lindo e belo mês de Março vou trazer-vos várias publicações sobre fotografia: de inspirações a edições, passando por muitos exemplos. E por onde vamos começar? Por um site super útil para retirarem inspiração e não só! Lá podem retirar fotografias para os vossos blogs e para os vossos negócios.

2 | O Site

 UNSPLASH


O Unsplash é o site mais conhecido para retirar fotografias. Vamos vê-lo um pouco mais a fundo:

- HOME - 


Logo na página de entrada, encontram as tendências e as fotografias novas/mais recentes. Têm uma barra de pesquisa a meio para que não seja difícil encontrá-la: basta escreverem as palavras-chave que vos interessam e encontrarão montes de resultados!

- COLLECTIONS -



Aqui podem encontrar várias colecções de outros utilizadores, da própria plataforma e podem criar as vossas próprias colecções (como se fosse o Pinterest, mas com fotos que podem mesmo utilizar sem problemas). 

- EXPLORE - 



Neste menu encontram "categorias" que podem corresponder às vossas palavras-chave. As pesquisas devem ser feitas em inglês.



Além destes três menus que encontram no cimo da página, têm ainda os três pontinhos com muitas outras opções que podem explorar à vontade, inclusive um menu que iremos explorar mais tarde. Aí também encontram a licença. Já vos tinha falado um pouco sobre este tema aqui, pois é algo que devem ter sempre atenção e algum cuidado para não desrespeitarem nenhum criador. Podem submeter fotos vossas e criar uma conta para terem as vossas colecções e andarem sempre a par do que se passa pelo Unsplash!


Tal como disse, este site não serve só para retirarem fotografias para os vossos blogs ou negócios. Estas fotografias podem servir, também, como inspiração. Como? - perguntam vocês. Observando e estudando as fotografias.

Há vários elementos numa fotografia que são importantes como as cores, a composição, luz e sombra. Vamos falar sobre alguns desses elementos muito breve. Até lá, aproveitem para se inspirar!

Já conheciam o Unsplash? Que posts gostavam de ver nesta saga?

1 comentário:

  1. Achei o post muiito útil! Não conhecia o Unsplash e vou ficar atenta aos próximos posts desta saga!

    Beijinhos! :)
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar