/* */ Cor Sem Fim: Guest | Dicas Para Fotografar à Noite (2)

Guest | Dicas Para Fotografar à Noite (2)

2. Considerar o valor do ISO

Foto sem direitos (gratisography)


O ISO serve para configurar a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Quanto maior for o seu valor, mais sensível o sensor se torna, isto é, mais luz consegue captar em menos tempo.

Isso quer dizer que em ambientes mais escuros se utilizarmos um ISO maior podemos diminuir o tempo de disparo e evitar as fotografias tremidas. A desvantagem é que a imagem perde qualidade, fica com mais pontos granulados. E essa falta de qualidade nada tem a ver com o número de megapixéis ou com o tamanho da foto, mas sim com o facto de o ISO afectar o detalhe da imagem.

Podemos sempre tentar diminuir esse ruído à posteriori, mas nunca o vamos eliminar completamente. Por isso, quando vamos tirar uma fotografia à noite, temos de ponderar se vale ou não a pena a foto perder qualidade.

Geralmente, o valor definido para não comprometer a qualidade e a foto não ficar tão tremida é entre 400 a 800.

As câmeras mais modernas possuem menores discrepâncias de qualidade para os valores de ISO, pelo que se torna mais fácil não errar. O importante é fazer testes primeiro, para que o resultado não seja decepcionante.

3. Utilizar um diafragma com maior abertura

Foto livre de direitos (gratisography)
Enquanto o obturador abre e fecha controlando o tempo em que recebe luz, o diafragma vai-nos dizer a quantidade de luz que irá entrar na câmara no momento em que o obturador estiver aberto, através da abertura da lente.

Assim, quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz passa por ele em menos tempo e a velocidade de disparo pode ser maior. O problema é que as lentes normais de uma câmera não permitem uma abertura muito grande, o que limita o ajuste do diafragma. E, para além disso, quanto maior for a abertura máxima da lente, maior é o preço. Por isso é preciso analisar o investimento, tendo noção de que este tipo de lente permite a um fotógrafo trabalhos melhores.

No caso das câmeras compactas, a troca de lentes é inviável, embora nalguns modelos seja possível ajustar a abertura do diafragma. Em situações com pouca luz, deve-se utilizar essa configuração manual para procurar ganhar velocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário