/* */ Cor Sem Fim: 2 LADOS, 12 MESES || Conceitos Base de Fotografia

2 LADOS, 12 MESES || Conceitos Base de Fotografia


Mais um mês, mais um post da colaboração com Senhor Dois Tiros.

É verdade, verdadinha: este mês fotográfico tinha outra razão de ser. Tendo em conta que o tema da colaboração com o senhor dois tiros era fotografia e os pré-settings da máquina, decidi extendê-lo para o resto do mês (e, quem sabe, para um curso ou para um e-book).

(Eu sei que não é dia 12, mas só hoje deu para sair... cenas da vida)

E do que vamos nós hoje falar ao certo? Dos 3 conceitos básicos da fotografia: Diafragma, Tempo de Exposição e ISO.

O que é o Diafragma?


Um diafragma pode ser várias coisas em vários contextos, mas no caso da fotografia é o diâmetro da abertura da lente. Vejamos o diafragma como a íris do nosso olho: ora mais aberta, ora mais fechada. Deixa entrar mais luz ou menos luz, e é escolhido consoante o ambiente que nos rodeia. É, também, o elemento que controla a profundidade de campo, ou seja, qual a área da nossa fotografia que está focada.

O que é o Tempo de Exposição?


O tempo de exposição é o que chamo de termo self-explanatory: explica-se a ele mesmo. Tempo de exposição é o tempo (logicamente) a que o filme/papel fotográfico/sensor vai estar (adivinhem lá) exposto. Controla, assim, o tempo que o obturador (a cortina que deixa passar luz ou não - diferente do diafragma, atenção) está aberto mas não controla a velocidade deste. Muitas vezes se usa a expressão "velocidade do obturador", mas o obturador fecha sempre à mesma velocidade. Pode é estar mais ou menos tempo aberto.


O que é o ISO?


O ISO é a sensibilidade fotográfica e determina o grão de uma fotografia. Isto pode levar uma fotografia a ter mais textura (o tal grão), o que não quer dizer que seja sempre prejudicial. Há fotografias às quais dar uma certa textura fica bem, mas sem se abusar, claro. No entanto, existem aplicativos que em que depois podemos compensar e melhorar este granulado.

Todos estes elementos podem ser controlados - dependendo da máquina que têm - e há, até, telemóveis em que os podem controlar também!

Claro que estes são os elementos, as funções, as definições mais básicas de fotografia, mas existem outras como o balanço de brancos, por exemplo.

Já o Senhor Dois Tiros - que afirma não ser grande espingarda neste tema (viram o trocadilho?) - falou do outro lado da fotografia. "Vaiam" lá ler. A sério!

Estão a gostar desta colaboração? Que assuntos sobre fotografia gostavam de ver?

2 comentários: