/* */ Cor Sem Fim: FOTOGRAFIA || Como tornar as fotos mais natalícias

FOTOGRAFIA || Como tornar as fotos mais natalícias

FOTOGRAFIA || Como tornar as fotos mais natalícias

Vocês sabem que eu adoro o Natal. 

Este ano decidi não me aventurar a fazer Blogmas, por muito que quisesse e tivesse ideias para isso. No entanto, não podia deixar passar esta época em branco (se bem que gostava que houvesse neve à minha volta haha).


Decidi trazer-vos quatro fotos (mas apenas vos vou mostrar o processo de duas) que encontrei num site de fotos gratuitas e livres de direitos (do qual vos irei falar mais tarde) e alterá-las a meu gosto (com a ajuda do Photoshop) de forma a ficar com um ar mais natalício. Vamos aprender mais sobre edição?

Natal na Porta de Casa


FOTOGRAFIA || Como tornar as fotos mais natalícias


A primeira foto que escolhi é esta muito escura e sombria. Para mim, o Natal é uma época quente, de tons quentes, com os verdes e os vermelhos mais reforçados e com tons mais amarelados que azuis.

>> Processo de Edição

Vamos começar por aumentar a Luminosidade para que a foto fique menos escura. Ao aumentar este parâmetro, a foto pode parecer menos contrastada (= menos diferença entre claros e escuros) e, por isso, este é o nosso próximo passo: aumentar o Contraste. As fotos contrastadas permitem-nos ter uma melhor definição dos objectos.

FOTOGRAFIA || Como tornar as fotos mais natalícias

Com isto feito, temos uma foto claramente melhor: mais luz, mais contraste. No entanto, a cor que tem mais destaque nesta fotografia é o azul da porta, deixando os verdes e os vermelhos (as cores mais natalícias) menos vibrantes. Assim sendo, podemos diminuir a Saturação e alterar a Matiz dos tons azuis e aumentar a Saturação nos vermelhos e verdes, dando-lhes mais destaque. E voilà! temos uma foto alterada em poucos minutos.

Ramos da Árvore de Natal



A segunda foto que escolhi é igualmente escura, com tons rosa no fundo e muito azulada. Faz lembrar-nos o frio do inverno e uma árvore mais falsa e não muito viva.

>> Processo de Edição

Nesta foto não vamos mexer na Luminosidade nem no Contraste (apesar de o podermos fazer também). Aqui vamos alterar ligeiramente a Temperatura para algo mais amarelado (dando mais cor aos troncos castanhos) e tornar os Pretos mais pretos. Pode parecer confuso, mas o menu divide-se entre Claros, Brancos, Sombras, Preto e Contraste. São coisas diferentes que dão efeitos diferentes.


A edição podia ficar por aqui, mas vamos mexer mais um pouco nas cores. Podemos, então, alterar a Saturação dos verdes, amarelos e laranjas e, se quisermos, tirar um pouco [da Saturação] dos azuis e dos rosas (para fazer desaparecer aquela mancha lá do fundo). Feitinho!

***

Editei outras fotografias natalícias, como podem ver no início deste post, mas hoje trouxe-vos apenas estas duas. Poderia trazer algo mais explicado com os menus e valores exactos em que mexo, que acham?

Qual a vossa edição favorita? Gostam deste tipo de posts?

24 comentários:

  1. Excelente post :) a temperatura de cor faz imensa diferença - é um truque que utilizo imeeeenso para alterar o mood das fotos!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Excelente post!! Adorei
    Beijinhos
    anaasmonteiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post! É sem dúvida uma grande ajuda para quem quer aprender a editar fotografias!
    Beijo*

    Daniela Santos Blog | Instagram

    ResponderEliminar
  4. uau gostei imenso deste post, principalmente edição dos ramos ficou brutal.
    Não conhecia o teu blog, segui :)

    ResponderEliminar
  5. adorei, adorei :D um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post, alterar as cores faz muita diferença mesmo. eheh :D

    Blog - Maria Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vou falar mais disso por aqui :)

      Eliminar
  7. Adorei o post! Eu adoro passar o temo editando fotos, mesmo que não vá usá-las. É como se fosse um hobby❤ essas dicas que você deu são sempre muito válidas e nos fazem perceber como as vezes a diferença está nos detalhes. Beijoos


    www.itskimby.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho muito divertido e estamos sempre a aprender muita coisa. Obrigada!

      Eliminar
  8. Que sorte, sabes mexer no Photoshop. Tenho de tirar um curso.

    Visita: A Vida De Diana.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21.12.17

    Olá, tudo bem?
    Super gostei dos retoques que tu fez nas fotos. A nitidez, luminosidade, sombra e equilíbrio dessas cores caíram muito bem!

    Beijos e abraços! ♥
    memoriasnolugar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  10. Adorei a edição da primeira, ficou mesmo gira, mas o passo intermédio também ficou engraçado, quase parece que a grinalda tem neve e está meio congelada, daí a ausência de cor em relação à porta. a segunda não sou fã da foto em si mas a edição também ficou boa, adoro mexer com as saturações e matrizes, às vezes há invenções engraçadas XD kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois parece! Sim, há sempre coisas novas a descobrir :)

      Eliminar
  11. Óptimas dicas! Vou começar a utilizar estas opções.
    Feliz Natal!

    www.amorasara.blogs por.pt

    ResponderEliminar