/* */ Cor Sem Fim: MOODBOARD & COLOR SCHEME || Cores transicionais para o Outono

MOODBOARD & COLOR SCHEME || Cores transicionais para o Outono

MOODBOARD & COLOR SCHEME || Cores de transição para o Outono

Embarquei no desafio proposto no Let's Talk e trago-vos um moodboard e um color scheme.

Viram aquela aplicação toda catita de termos em inglês? Fantástico. Agora vamos lá a traduzir para português. Um Color Scheme é um esquema de cores. Neste caso, com base em fotografias de modo a criar paletas de cor que podem ser usadas em diversas situações. Isto não é algo novo para quem acompanha o blog há mais tempo.

Eu costumava trazer Color Schemes, todas as segundas-feiras, com base em fotografias da minha autoria. Infelizmente, essa rubrica ficou parada durante uns tempos (gostavam que voltasse?). Não porque me faltam fotografias, mas porque quero expandir ainda mais a minha biblioteca de tons sazonais. Enquanto essa rubrica volta e não volta, hoje trago-vos o mesmo mas com fotografias sem direitos de autor. Assim vocês podem usá-las para conjugarem com as vossas coisas também. Boa?

MOODBOARD & COLOR SCHEME || Cores de transição para o Outono

Falta explicar o que é um Moodboard. Basta desdobrar a palavrinha: Mood tem a ver com o humor e a disposição e Board tem a ver com quadro. Os designers utilizam muito este recurso para se inspirarem no que quer que seja. Normalmente, um moodboard inclui de tudo: de tipos de letra a cores, passando por texturas, símbolos, fotografias e tudo o que nos ajude a criar um conceito e uma ambiência.

Como não podia deixar de ser, vou trazer-vos mais do que um [moodboard & color sheme]. O deste post é de tons transicionais, com alguns azuis mais fortes que tão bem lembram o Verão e laranjas que tanto nos transportam para as folhas a cair do Outono como para os últimos pores-do-sol da estação mais quente. Decidi não incluir todos os tons outonais. Ficam de fora os castanhos, vermelhos, amarelos, beges, cremes e pretos. Isto porque o Outono ainda não marcou presença e não faria muito sentido trazer-vos inspiração fora de época. E decidi incluir só fotografias.

Psicologia das Cores



O post de hoje traz um bónus: um bocadinho sobre psicologia da cor. Este é um dos cuidados que devemos ter ao criar uma paleta de cores e é uma das razões pelas quais gosto de usar fotografias, especialmente da Natureza. Estas fotografias captam as cores que o mundo nos dá, apesar de poderem ser manipuladas, que são sempre mais naturais e "puras" (não no verdadeiro sentido, mas vocês entendem a ideia). No entanto, quando vemos imagens que nos transmitem certa ambiência, por alguma razão é.

AZUL


MOODBOARD & COLOR SCHEME || Cores de transição para o Outono

O azul é uma cor fria. E isto de ser cor fria dá-lhe logo um estatuto: dependendo dos tons, as cores frias são, normalmente as mais profissionais e mais rígidas. Claro que há tons de azuis mais claros e que não são tão sérios (como os que são apresentados aqui); por norma, são os que transmitem mais calma. É uma cor presente em elementos "infinitos", como o céu e o mar, dando-nos a sensação de liberdade, paz, tranquilidade. Se reparem, se bem que não é o caso aqui, também é a cor usada em produtos de higiene e limpeza.

LARANJA


MOODBOARD & COLOR SCHEME || Cores de transição para o Outono

O laranja é uma cor quente. As cores quentes transmitem mais aconchego e felicidade, como é o caso da lareira quentinha ou do sol. É uma cor enérgica, activa e amigável, usada para chamadas de atenção ou, até, para criar uma ambiente mais jovem. O calor do Verão e o conforto do Outono e das folhas a cair é frequentemente associado a certos tons de laranja.

Relação entre eles


O azul e o laranja são cores complementares. Isto quer dizer que se encontram em lados opostos do círculo cromático. A conjugação entre elas retrata ânimo e trazem equilíbrio. Já viram o logo da Fanta?

Quais são as vossas cores para este final de Verão/início de Outono falso?

***
Gostavam de mais umas aulas sobre cores? E que tal um mini-curso?

9 comentários:

  1. Azul e laranja são duas das cores que mais adoro.
    Achei mesmo interessante incluíres a psicologia das cores e a relação entre elas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tanto a dizer sobre as cores! Obrigada.

      Eliminar
  2. Anónimo6.10.17

    Adorei o post, por acaso já conhecia um pouco mas gostei imenso da forma como abordaste.
    Gostava imenso de ver com fotografias tuas :D

    Beijinhos,
    Dezassete | Novo Unboxing no canal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Já existe no blog com fotos minhas aqui. Espero que gostes :)

      Eliminar
  3. Adorei este post! Sim, por favor, fala mais vezes destes tópicos. Um mini-curso seria excelente =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Aqui está o curso :) Vou ver se consigo fazer algo gratuito também, que achas?

      Eliminar
  4. Adorei aprender um pouco sobre o assunto, gosto muito de ler sobre psicologia das cores! Sobre o mini-curso, eu adoraria ler, caso resolva fazer aqui <3

    Conheci seu blog através do post de divulgação semanal do United Blogs,estou seguindo para acompanhar os próximos posts :D

    Peixinhos na bochecha!
    Talo de Maçã
    Fanpage

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Criei o curso e tem um preço bem baixinho, mas talvez traga algo mais também gratuito :)

      Eliminar
  5. Já estou a subscrever-me no blog, muito bom mesmo!

    Orange Blue outra combinação que amo ! Também concordo que deve seguir com essas dicas :D

    Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar