/* */ Cor Sem Fim: 28 COM A JU || 1 ano de entrevistas

28 COM A JU || 1 ano de entrevistas

(quase todos os artistas entrevistados estão na foto)

Ter começado a fazer entrevistas foi algo que não foi minuciosamente planeado. Tinha entrado de férias, queria começar a fazer qualquer coisa e achei boa ideia perguntar se podia fazer entrevistas no CAEP. Responderam-me prontamente que sim, que podia, e comecei logo nessa sexta-feira com os Country Playground


Correu bem! Eles tentaram "furar-me" a entrevista (eu lembro-me Rodrigo e Fernando, sim?), mas explicaram-me que foi só para me testar. Foi bom terem feito isso e aprendi logo qualquer coisa: as bandas (ou os artistas) nem sempre vão facilitar a vida aos entrevistadores. Logo na primeira entrevista aprendi que há coisas e coisas que se devem (ou não) perguntar.

Seguiu-se a segunda e uma das mais longas entrevistas que eu já fiz: Daniel Catarino. Foi bom, foi agradável, fiquei com imensas histórias para contar. Aprendi que determinadas pessoas têm tanto para contar que a conversa pode durar horas e parecer que só se passou um pedacinho.

Aprendi que às vezes vamos fazer entrevistas doentes a artistas cansados. E aí o tempo vai parecer que se prolonga. Aprendi que também não vão ser respostas tortas que nos vão fazer desistir se gostarmos mesmo das coisas. Aprendi que há pessoas que nos vão marcar... e outras nem tanto.

Aprendi que há artistas que são completamente doidos e gostam de ser excêntricos. Artistas que dão entrevistas em casas de banho, por exemplo. Aprendi que fazer estas digressões pode ser (é) cansativo e pode dar cabo daquela pessoa que se sente sempre bem.

Aprendi que, por mais conhecida que seja a banda, há gente que será sempre carinhosa. Há gente que te vai oferecer o casaco se estiveres com frio (Tatanka e Miguel ). Há, até, gente que te vai perguntar se não queres jantar ou ir beber um copo.

Há artistas que vão esperar que a tua boleia chegue, há artistas que vão dizer que somos maravilhosos! (meu querido Berg!)

Há artistas que vão gostar das nossas perguntas, outros que se vão sentir incomodados. 

Há artistas que vão dar entrevistas flash, mesmo sem estarem preparados!

Depois há bandas enormes em que todos vão ser super carinhosos. Há gente que cai de cadeiras e gente que parte coisas. Aprendi que o CAEP precisa de pôr um aviso sobre o facto de as cadeiras só terem 3 patas!

Aprendi que há bandas que vão inventar desculpas para o seu nome ou simplesmente não têm explicações. Aprendi que vamos ser interrompidos... por boas razões. 

Aprendi que há artistas que querem mesmo saber de mim, que há artistas que permanecem comigo. Que partilham entrevistas e histórias, que nos dão à-vontade mesmo quando não sabemos falar a mesma língua. Uns vão facilitar e outros que vão complicar. Uns que dizem "A-B-C" e outros que dizem "a raiz quadrada de 144 é 12" (é?).

Também aprendi que há bandas que pura e simplesmente não querem saber. E outras que nos dão toda a atenção do mundo mesmo noutro continente. 

Cruzei-me com pais e filhos, com gente de (quase) todas as idades, com artistas franceses, argentinos, brasileiros e, claro, portugueses. Cruzei-me com escritores, com compositores, com pessoas de opiniões fortes. 

Entrevistei 15 bandas e 7 artistas individuais. Aprendi sobre outras culturas, como lidar com outras pessoas, que postura manter. Aprendi muitas outras coisas que guardo com carinho. E aprendi que há gente que permanecerá na nossa vida.

Há Artistas e artistas. Um muito obrigada àqueles que passaram e àqueles que ainda estão na minha vida. Amanhã faz um ano que fiz a minha primeira entrevista. E nem sempre nos dizem que sim.

39 comentários:

  1. Um Obrigada a ti que nos matas as curiosidades todas sobre os artistas! Continua, estás num bom caminho *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um obrigada a ti que me apoias e me presenteias com palavras carinhosas <3

      Eliminar
  2. Estas tuas entrevistas são espetaculares!
    Continua, a sério!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Força aí Joaninha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada gurl! Não esperava ver-te por aqui! :)

      Eliminar
  4. Seu blog é tão amor! <3 E suas entrevistas incríveis, que continue assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Karina! Continue aí para ler :)

      Eliminar
  5. Acho fantástica a maneira como descreves que tens aprendido tanta coisa ao longo deste último ano, através destas entrevistas, e espero que continues pois a mim parece-me que tens gostado imenso e que, de certa forma, aprendeste a ver as pessoas de uma forma diferente (talvez mais atenta!?).

    Gostei muito da maneira como descreveste tudo :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia!

      Sim, aprendi imensa coisa. Os "famosos" não deixam de ser pessoas normais, mas a partir de certo ponto também se cansam (alguns...) de estarem sempre a ouvir as mesmas perguntas e, por isso, temos de nos esforçar para sermos originais nas questões que colocamos :) Portanto sim, aprendi a ver as pessoas de outra maneira.

      Beijinho!

      Eliminar
  6. Ai que legal. Parabéns e que você continue trazendo mais entrevistas e matando nossa curiosidade haha. Sucesso linda e que você continue aprendendo mais e mais <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ainda bem que gostou. Irei aprender de certeza :)

      Eliminar
  7. Olha, parabéns pelo projeto! Ser "entrevistadora" não é fácil e você manja muito bem! Traga sempre mais e mais entrevistas para nós!

    Beijo! Até Mais!
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É algo que faço com muito gosto :) Trarei!

      Eliminar
  8. Eu amo ler esse tipo de post, entrevista <3
    Que linda!
    Ahh, seu blog está maravilhoso.

    ResponderEliminar
  9. Amei suas palavras. Deu pra perceber claramente que você realmente gosta do que faz. Meus parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Que legaal essa sua entrevista.. Acho que é o primeiro blog que eu vejo fazendo entrevista.
    Muito boa essa sua ideia!

    ResponderEliminar
  11. Sente-se completamente pelas tuas palavras como estás grata em aprender, aprendemos com os bonzinhos e com os "mauzinhos" que nos podem dar um chuto no pé, mas nunca desistir!

    Continua, força.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou realmente grata por ter tido a oportunidade de ter estas experiências.

      Obrigada!
      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Uaaau, parabéns por esse trabalho maravilhoso! Aposto que você deve ter ganhado uma bagagem de conhecimento enorme e muita experiência!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo seu trabalho que venham muitos anos e muitas entrevistas. Acredito q quem faz esse trabalho tem q ser uma pessoa sensível e forte ao mesmo tempo para lidar com todo tipo de gente q encontrar...
    No dia q entrevistar a Demi Lovato ou a Beyoncé fala q mandei um bj... rsrs
    Mto sucesso pra ti bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são diversas as situações que enfrento e cada uma tem seu tratamento.

      Tentarei não esquecer haha, obrigada!

      Eliminar
  14. Que maravilha <3
    Que você continue desenvolvendo suas entrevistas e contando suas experiencias pra a gente !

    Sucesso,beijos !

    ResponderEliminar
  15. Parabéns!! entrevistas são uma ótima oportunidade de conteúdo exclusivo!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu adorei tanto esse seu post ♥ Eu quero ser jornalista, então eu fiquei com os olhinhos brilhando enquanto lia pois eu nunca vi alguém falando EXATAMENTE sobre como fazer entrevistas, como é essa experiência. Amei! Flores no Outono 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que bom! Ainda bem que gostou, irei tentar trazer mais! :)

      Eliminar
  17. Parabéns e que venham muitos outros anos para serem comemorados por aqui! E claro, que vc consiga mais entrevistas para amtar nossa curiosidade. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trarei :3 E esperemos que sejam muito mais, sim!

      Eliminar
  18. Adorei esse seu post, vou correndo ver uma das suas entrevistas, fiquei bastante curiosa heheehh!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderEliminar
  19. Como eu não li as suas entrevistas ainda? Parecem mara e eu amo entrevistas! Está no caminho certo, eu tenho certeza! Amei o seu post!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia, espero que goste mesmo! Depois me diga algo :3

      Eliminar
  20. Quantas entrevistas legais, deve ser muito gratificante e divertido realizá-las. Espero que em 2017 apareçam muito mais :) Vou ficar acompanhando! Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a entrevista tem uma aventura diferente nela, por isso é bem engraçado haha

      Eliminar